Entrevista para O GLOBO

Matéria do segundo caderno do Globo de quinta-feira ( 13/05 ) :

----

Como nasceu o projeto, a ideia de reunir canções em torno de uma ideia (imagem, texto, álbum)?

Nasceu da vontade de pesquisar e entender um pouco mais os processos e caminhos da composição . Assim ( apenas um dos formatos possíveis para tal ) , é dado um tema e os compositores têm quinze para criar inspirados nele .
Ao final do período , além da música , os compositores mandam um pequeno texto falando sobre os porquês daquela música . Acho que dessa forma , conhecendo o princípio e intenção ( tema e texto ) e o resultado ( a música em si ) , o ouvinte pode entrar um pouco mais no universo do compositor , se envolver de um jeito diferente com a música . Ainda tem o fato de ter mais de um compositor por tema , o que mostra outros caminhos possíveis para uma mesma semente , enriquecendo um pouco mais esse processo .

Qual era inicialmente o desejo de vocês com o projeto?

Agregar ( o máximo de ) compositores que topassem a ideia de compor regularmente sobre um tema e a partir daí criar um meio de reflexão e análise da composição . Junto a isso , ter mais um meio de divulgação / escoamento de seus trabalhos .

Como vocês definem quem participa do projeto?

Os primeiros foram convidados por mim , amigos de bandas e amigos de amigos , gente que eu sabia que compunha e podia curtir a ideia . Mas é aberto a todo compositor , no meio do processo recebi alguns e-mails de interessados .

Há o desejo de lançar algo do projeto no formato físico?
Houve . Quer dizer , ainda há , mas preferi esperar um pouco e pensar na melhor maneira de reunir essas canções e em como / onde escoar esse disco . Há principalmente a vontade de fazer um show regular ( talvez semestral ) com as canções do projeto . Está na fila . Porque há o desejo de sair um pouco da internet , do virtual , mostrar que essas músicas também podem existir num formato real , de banda , palco .

Vocês têm previsão de retomá-lo?

Sim , paramos esse tempo pra pensar e avaliar , ver no que podemos melhorar , pois foi sendo construído junto com sua execução , mas em breve ele volta . Se não no próximo semestre , no ano que vem , com certeza .

Vocês se inspiraram em outras iniciativas do tipo? Aliás, quais são as outras iniciativas do tipo (gringas e daqui)?

Não que eu me lembre . Foi , sim , resultado de um longo período de reflexão sobre processos criativos e como tornar essa discussão um pouco mais 'pop' . Outras iniciativas ? lá fora não sei , há sites de gravação em conjunto . Por aqui posso falar de dois : o livreto de retalhos ( www.livretoderetalhos.com ) que é uma espécie de descendente direto do Música Artesanal ( inclusive alguns participantes em comum - e do qual faço parte também ) , que trabalha com a criação de texto-ilustração-música , num processo mais coletivo e interdependente ( pode parecer chato falando assim , tão sério , mas o resultado tem sido bacana ) ; teve também o concurso do Estadão - Musique , para musicar uma letra do Arnaldo Antunes , acho que se relaciona de alguma forma com o nosso .

Nenhum comentário: